Blog

Confira as últimas notícias do setor.

Sistemas de alimentação de peças para a automação industrial: saiba mais sobre a importância.

A implementação de um projeto de automação industrial nos processos produtivos é de extrema importância. A automação industrial utiliza softwares, máquinas, equipamentos, componentes robóticos e sistemas de integração de processos para modernizar e otimizar a indústria. Seu objetivo principal é aumentar a autonomia dos processos de fabricação e reduzir o esforço humano na cadeia de valor.

No contexto da automação industrial, as máquinas que compõem os processos produtivos são frequentemente automatizadas para aumentar a velocidade e reduzir erros. No entanto, um dos aspectos cruciais para a eficiência da automação é o sistema de alimentação e movimentação de peças. O uso de equipamentos como alimentadores vibratórios, calhas e silos é fundamental para garantir que cada componente esteja posicionado corretamente no processo.

Um bom sistema de alimentação deve oferecer diversas características importantes, tais como:

  1. Posicionamento preciso das peças;
  2. Alta produtividade;
  3. Autonomia no processo;
  4. Facilidade de abastecimento;
  5. Redução do espaço físico necessário;
  6. Seleção de peças corretas e rejeição de peças defeituosas;
  7. Durabilidade e resistência.

Um exemplo comum de equipamento utilizado em sistemas de alimentação é o alimentador vibratório. Esse equipamento utiliza vibrações mecânicas para orientar e transportar materiais a granel de um ponto a outro em uma repetição orientada para o processo de montagem. O alimentador vibratório (Panela), acionada por uma bobina na base vibratória, movimenta o material ao longo da superfície através de vibrações ajustáveis em intensidade e frequência. Os alimentadores vibratórios são versáteis e capazes de transportar uma ampla gama de materiais, como peças pequenas, grãos, minérios e produtos químicos.

Em suma, os sistemas de alimentação desempenham um papel fundamental na automação industrial, garantindo o correto posicionamento e movimentação das peças nos processos produtivos. Ao implementar um projeto de automação, é essencial considerar as características de um sistema de alimentação eficiente, como o posicionamento preciso das peças, alta produtividade, autonomia, facilidade de abastecimento, redução de espaço físico e seleção de peças adequadas e ergonomia. Com a implementação adequada da automação industrial e sistemas de alimentação eficientes, as empresas podem alcançar maior eficiência, qualidade e competitividade no mercado.

Certificado internacional
DUNS NUMBER
registro: n° 899146698
ISO 9001:2015

Conheça também

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ACEITAR